Costa vai a Belém. Presidente da República fala ao país às 20h00

O presidente da República vai falar esta quinta-feira, às 20h00, ao país, depois de dois dias de silêncio sobre o caso de João Galamba, cuja demissão não foi aceite pelo primeiro-ministro. Entretanto já chegou a Belém o primeiro-ministro António Costa para se reunir com Marcelo Rebelo de Sousa antes do discurso do Presidente.

RTP /
Uma das opções do presidente é dissolver o Parlamento, algo que, no caso da atual maioria absoluta, seria inédito em democracia Foto: Lusa

O chefe de Estado vai falar no Palácio de Belém, em Lisboa. Na terça-feira, quando António Costa avançou que não aceitou o pedido de demissão do ministro das Instraestruturas, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou a sua discordância quanto à decisão.

Na última noite, o presidente fez um passeio por Belém e disse aos jornalistas que falaria sobre o tema "a seu tempo".Na terça-feira, uma nota de Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que o presidente "não pode exonerar um membro do Governo sem ser por proposta do primeiro-ministro".

O chefe de Estado deixou claro que "discorda da posição" de António Costa "quanto à leitura política dos factos e quanto à perceção deles resultante por parte dos portugueses, no que respeita ao prestígio das instituições que os regem".

Agora, Marcelo Rebelo de Sousa deverá anunciar quais os próximos passos. A atuação do presidente está condicionada pelos poderes conferidos pela Constituição.

Uma das opções é dissolver o Parlamento, algo que, no caso da atual maioria absoluta, seria inédito em democracia.

O presidente pode também demitir o Governo, o que poderia levar a um impasse institucional. Ou pode deixar tudo como está.

PUB