Educação passa a ter quatro secretários de Estado com nova pasta para o Superior

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) do XXV Governo Constitucional vai passar de três para quatro secretários de Estado, com a criação de uma nova pasta para o Ensino Superior.

Lusa /

A lista de secretários de Estado proposta pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, foi hoje aceite pelo Presidente da República e na pasta da Educação, Ciência e Inovação, que volta a ser liderada por Fernando Alexandre, são reconduzidos apenas dois dos três secretários de Estado anteriores.

O politólogo e especialista em educação Alexandre Homem Cristo continua como secretário de Estado Adjunto e da Educação, enquanto Maria Luísa Oliveira, antiga diretora-geral que entrou para o Governo em fevereiro, mantém-se como secretária de Estado da Administração Escolar.

Na ciência, Ana Paiva é substituída por Helena Canhão, até agora diretora da NOVA Medical School, no cargo de secretária de Estado da Ciência e Inovação.

De acordo com a nota biográfica publicada no `site` da Universidade Nova de Lisboa, Helena Canhão foi também diretora da Unidade de Reumatologia da Unidade Local de Saúde de São José - Hospital Santo António dos Capuchos, em Lisboa, presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e da Comissão de Ética da Ordem dos Médicos.

Na nova orgânica, o MECI passa a contar com um novo secretário de Estado do Ensino Superior, área que no anterior executivo tinha ficado sob a alçada direta do próprio ministro, Fernando Alexandre.

A nova secretária de Estado é Cláudia Sarrico, doutorada em Gestão e docente na Universidade do Minho e analista de políticas na Direção de Ciência, Tecnologia e Inovação da OCDE, desde setembro de 2023, segundo o seu perfil na rede social Linkedin.

O segundo Governo liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, que tomou hoje posse, terá 16 ministérios, menos um do que o anterior, e vai manter treze dos 17 ministros do executivo cessante.

 Os secretários de Estado tomam posse na sexta-feira às 12:00, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Tópicos
PUB