Eleições intercalares hoje em Vagos para a União de Freguesias

A população de Vagos e Santo António vai hoje a votos, em eleições intercalares para a Assembleia da União de Freguesias, a que concorrem PSD, CDS, PS e CDU.

Lusa /

As urnas abrem às 08:00 e encerram às 19:00, com três mesas de voto a funcionar na Câmara Municipal de Vagos, no edifício da Junta de Freguesia de Santo António e no salão paroquial do lugar de Lombomeão, respetivamente.

Nos boletins de voto figura em primeiro lugar o CDS, em segundo o PS, o PSD em terceiro, e em quarto a CDU, conforme ditou o sorteio.

PSD e CDS são os "eternos rivais" na política local e apresentam-se aos eleitores com os mesmos cabeças-de-lista das últimas eleições autárquicas. Trata-se do social-democrata Fernando Julião, que por acórdão do Tribunal Constitucional se pôde recandidatar, enquanto o CDS, que o tentou impedir judicialmente, repete a candidatura de António Bodas.

O PS tem como nova cabeça-de-lista Cláudia Madeira, na esperança de eleger pela primeira vez uma mulher à frente dos destinos da Junta, enquanto a CDU aposta em Alexandre Loff, que foi o seu candidato à Câmara de Vagos nas últimas autárquicas, com o objetivo de ser "a voz alternativa" na Assembleia da União de Freguesias.

As eleições intercalares foram marcadas para 08 de novembro, depois dos elementos do PSD renunciarem em bloco, por solidariedade com o presidente da Junta (novamente candidato) e com a secretária, que perderam o mandato por decisão judicial, devido à adjudicação irregular de materiais a uma empresa de familiares.

A assembleia de apuramento geral está agendada para terça-feira, pelas 09:00.

Tópicos
PUB