Élio Maia recandidata-se à Câmara de Aveiro sem apoio de partidos
Aveiro, 02 jul (Lusa) - O presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, independente eleito pela coligação PSD/CDS, vai recandidatar-se ao terceiro mandato nas eleições de 22 de setembro, agora sem o apoio dos partidos.
O autarca, que lidera o município aveirense há oito anos, anunciou a decisão num encontro que decorreu na segunda-feira à noite na sede da Junta de Freguesia da Glória, e que juntou cerca de uma centena de pessoas.
Em declarações à Lusa, Élio Maia mostrou-se "espantado" com as quase 2.000 assinaturas recolhidas pelos seus apoiantes em cerca de 15 dias, considerando tratar-se de um patamar que lhe permite dizer que este movimento "tem pés para andar".
"Perante estas manifestações, seria uma cobardia da minha parte não avançar", afirmou o autarca, que acredita poder chegar ainda esta semana às 2.584 assinaturas necessárias para poder concorrer à Câmara e à Assembleia Municipal.
Segundo Élio Maia, este movimento surgiu "de uma forma espontânea, sem nenhuma orientação", por iniciativa de um conjunto de ex-autarcas que foram falando consigo e que o fizeram sentir que era seu dever "criar mais uma alternativa para os cidadãos votarem".
O autarca, que pretende concorrer a todos os órgãos autárquicos em Aveiro, garantiu que não irá recorrer à subvenção estatal para financiar as campanhas eleitorais nas autárquicas.
Élio Maia comprometeu-se ainda a assumir o cargo de vereador, caso seja esse o desfecho das eleições de setembro.
"Nestes 40 anos que tenho de vida, levei todos os mandatos sempre até ao fim. Nunca renunciei a nenhum, nunca vim embora por razões nenhumas. A gente assume, vai até ao fim", afirmou.
No encontro com os apoiantes de Élio Maia, estiveram presentes todos os vereadores eleitos pela coligação PSD/CDS que compõem o executivo camarário, nomeadamente Carlos Santos e Pedro Ferreira, do PSD, e Maria da Luz Nolasco e Teresa Christo, do CDS, além dos presidentes das juntas de freguesia de Nariz, Requeixo, S. Jacinto, S. Bernardo e Nossa Senhora de Fátima.
Em abril passado, Élio Maia pediu à comissão política concelhia do PSD para ignorar a possibilidade de uma sua recandidatura, sublinhando que os social-democratas estavam "libertos para escolher qualquer candidato".
O PSD avançou, então, com o nome de Ribau Esteves, que está a cumprir o terceiro mandato à frente da Câmara de Ílhavo, como candidato do partido às próximas eleições autárquicas em Aveiro. Mais tarde, o CDS e o PPM juntaram-se a esta candidatura.
Além de Ribau Esteves, Élio Maia tem como adversários conhecidos na corrida à Câmara de Aveiro Eduardo Feio (PS), Nelson Peralta (BE), Miguel Viegas (CDU) e Vítor Ramalho (PNR).