Entrevista a José Manuel Rodrigues, cabeça de lista do CDS-PP

José Manuel Rodrigues nasceu no Funchal em julho de 1960 e é desde 1997 o líder do CDS/PP Madeira. A sua carreira política começou em 1995 quando encabeçou a lista do partido nas eleições legislativas nacionais pelo círculo da Madeira, mas não conseguiu o lugar na Assembleia da República por mil votos.

Cristina Sambado e Ana Sofia Rodrigues RTP /
José Manuel Rodrigues sempre se assumiu como um democrata-cristão, tendo sido presidente da Juventude Popular da Madeira entre 1976 e 1978

Em 2009, foi eleito deputado para a Assembleia da República. Dois anos depois, regressou à Madeira tendo nas últimas legislativas de 2011 conseguido tornar, pela primeira vez, o CDS-PP no segundo partido mais votado no arquipélago.

O candidato escolheu o jornalismo como profissão e começou a sua carreira no Jornal da Madeira, passando depois pelo centro regional da ANOP (Agência de Notícias de Portugal) e pela RTP-Madeira, onde se tornou um dos rostos mais conhecidos porque todas as noites, durante 15 anos, foi o pivot dos noticiários regionais.

José Manuel Rodrigues sempre se assumiu como um democrata-cristão, tendo sido presidente da Juventude Popular da Madeira entre 1976 e 1978.
Entrevistado pela jornalista Tânia Spínola da RTP Madeira
O segundo partido da região
Nas últimas eleições, em 2011, o CDS/PP destronou o PS na posição que este mantinha desde 1976: a segunda força partidária mais votada na Madeira.

O CDS/PP conseguiu 25.975 votantes, 17,63 por cento dos votos, nove mandatos. Um salto desde as eleições anteriores, de 2007, quando obteve dois mandatos e 5,34 por cento dos votos. Mais do triplo da percentagem obtida em 2007.

A anterior melhor votação do partido tinha ocorrido em 2000, com 9,72 por cento e a eleição de três mandatos.

Ao contrário do que se passa no continente, na Madeira o CDS concorre contra o PSD.
Tópicos
PUB