Última Hora
Economia cresce 1,4% no primeiro trimestre, inflação cai para 2,2% em abril

Entrevista completa de Tiago Brandão Rodrigues à Antena 1

por Olívia Santos

Olívia Santos- Antena 1

Manuais escolares para o primeiro ano, gratuitos, garantia de vaga para todos os alunos que saíram dos colégios privados e ajustes no pessoal auxiliar.

Na abertura do novo ano letivo, o Ministro da Educação, em entrevista à Antena 1, dá conta de que já está a ser discutido para o Orçamento de Estado do próximo ano o alargamento da gratuitidade dos manuais escolares além do primeiro ano e que devem vir também a ser contempladas novas reduções com despesas com educação no IRS.

Tiago Brandão Rodrigues assegura que todos os alunos que saem dos colégios com contratos de associação têm vaga nas escolas públicas e mostra-se muito tranquilo em relação à abertura do ano letivo.

Dá ainda conta de que está a ser ultimado um mapeamento nacional para verificar a falta de pessoal não docente nas escolas. O Ministro diz que serão contratados os operacionais necessários.

Tiago Brandão Rodrigues, entrevistado pela jornalista Olívia Santos, explica novidades que vão já aplicadas este ano nas escolas, como por exemplo as tutorias: um instrumento de combate ao insucesso escolar que surge com a opção de deixar cair o ensino vocacional que, segundo o Ministro, é contrário a uma escola que pretende inclusiva.
pub