Entrevista da RTP com o candidato presidencial do PCP João Ferreira

por RTP

O candidato presidencial comunista, João Ferreira, considerou "inqualificável" o homicídio de um cidadão ucraniano nas instalações do SEF e lembrou que esse não é o único caso referenciado de violações de direitos humanos pelo SEF. Para João Ferreira, deve ser criado um mecanismo de garantia de direitos, que pode não excluir a extinção do SEF.

O modelo de segurança nacional vigente em Portugal foi, por outro lado, considerado "anacrónico", pela ambiguidade da demarcação de competências, por exemplo, entre a PSP e a GNR.

No que diz respeito à situação da TAP, João Ferreira sublinhou que uma gestão integrada dos aeroportos e da TAP teria permitido enfrentar a crise causada pela pandemia em melhores condições, tendo essa gestão sido, no entanto, inviabilizada pela privatização da ANA, entregue a uma multinacional francesa.

Para o candidato do PCP, a reestruturação da TAP não pode destruir nem alienar condições indispensáveis para a sua presença, como companhia aérea de bandeira, quando for retomado o tráfego aéreo em condições normalizadas pelo fim da pandemia.




pub