Esquerda e indecisos são quem mais sobe na sondagem diária da RTP

por RTP
Rafael Marchante, Reuters

A CDU (PCP e PEV) mantém uma tendência de subida há vários dias, passando agora para os 11%, enquanto o BE ganha novo impulso igualmente com a subida de um ponto percentual para os 8%. Com o súbito vigor da esquerda a constituir o facto mais significativo da 12ª sondagem da Universidade Católica para a RTP, tanto a coligação PSD/CDS-PP como o PS perdem um ponto para ficarem nos 39 e 33%, respectivamente. O estudo desta terça-feira revela ainda um aumento significativo - na ordem dos 10% - daqueles que “não sabem em quem votar”, agora nos 35%.

Os resultados deste 12º estudo realizado pela Católica para a RTP permitem afirmar, de acordo com o centro de sondagens da universidade, que a “coligação PSD/CDS-PP [se encontra] à frente do PS. Os resultados desta sondagem indicam que a Coligação PàF tem hoje mais intenções de voto do que o PS”.A equipa de inquiridores adverte ainda que “estes resultados não preveem o que vai acontecer nas eleições - apenas retratam o atual posicionamento dos portugueses”.

No entanto, o relatório da Católica salvaguarda que “o limite mínimo do intervalo da coligação (35,7%) é inferior ao limite máximo do PS (36,2%). Isto significa que, embora pouco provável, a possibilidade de o PS ter neste momento mais intenções de voto não é excluída pelos resultados desta sondagem”.

Numa primeira análise das percentagens desta décima segunda sondagem diária, percebe-se desde logo a descida da PàF e do PS em um ponto percentual cada, para os 39% e 33%, respectivamente, o que mantém o intervalo de seis pontos que já os separava na véspera.



Mas o dado mais relevante parece ser a subida sustentada da CDU, que vem em ascensão há vários dias, para crescer agora um ponto para os 11%.

E, nesta terça-feira, a CDU é acompanhada pelo Bloco de Esquerda, que sobe também um ponto, para os 8%, o que dá uma ideia de fortalecimento de convicções do eleitorado à esquerda.

Os outros partidos mantêm os 5% e outros 4% dos inquiridos voltam a entrar na categoria dos votos em branco ou nulos, o que leva a Católica a repetir uma frase utilizada desde os primeiros estudos: “Esta sondagem não encontra intenção de voto relevante (i.e., indicadora de eleição de deputados) para outros partidos”.



Esta sondagem foi realizada entre os dias 25 e 28 de setembro. Foram obtidos 1010 inquéritos válidos. A margem de erro é de 3,1%.
Ganha dimensão o número de indecisos

A estimativa de resultados eleitorais é obtida calculando as intenções diretas de voto em cada partido em relação ao total de votos válidos e redistribuindo indecisos com base numa segunda pergunta sobre a intenção de voto.

O número de indecisos sobe dois pontos para os 27 por cento; 8% não respondem, mais um por cento do que ontem. No total, estes dois grupos perfazem 35%.



“A percentagem de pessoas que dizem que vão votar mas que não sabem em quem votar ou não querem dizer parece estar a aumentar outra vez. Ainda assim, é inferior aos 42% da primeira divulgação”, sublinha o centro de sondagens em relação às intenções de voto.
Intenção direta de voto

Também as intenções diretas de voto manifestam a ligeira recuperação dos socialistas.



Neste capítulo, de registar a forte descida de dois pontos percentuais da PàF, que se fica esta terça-feira pelos 30%, face aos 32% da véspera. PS (19), CDU (7) e BE (5) mantêm os valores de segunda-feira para a intenção directa de voto.
Sondagens diárias
Esta é a 12ª sondagem de uma série que a RTP divulga até ao final da campanha eleitoral. Estes estudos permitem avaliar dia a dia a evolução das intenções de voto e a tendência dos indecisos.

A amostra é inferior à de um barómetro.

O interesse deste tipo de sondagem (tracking poll) reside na observação das tendências de subida e descida de cada partido, mais do que a medição da percentagem das intenções de voto de cada um.


Ficha técnica: Esta sondagem foi realizada pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP entre os dias 25 e 28 de setembro de 2015. O Universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente residentes em Portugal Continental em lares com telefones fixos. Foram obtidos 1010 inquéritos válidos, sendo 58% dos inquiridos mulheres, 29% da região Norte, 29% do Centro, 37% de Lisboa, 2% do Alentejo e 4% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes no Continente por sexo, escalões etários e região na base dos dados do recenseamento eleitoral e do Censos 2011. A taxa de resposta foi de 59%*. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1010 inquiridos é de 3,1%, com um nível de confiança de 95%. * A taxa de resposta é estimada dividindo o número de inquéritos realizados pela soma das seguintes situações: inquéritos realizados, inquéritos incompletos e recusas.
Tópicos
pub