Ex-bastonário dos Médicos José Manuel Silva é candidato independente em Coimbra

Coimbra, 08 mar (Lusa) -- O ex-bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva apresenta na quinta-feira a sua candidatura independente à Câmara de Coimbra, disse hoje à agência Lusa fonte do movimento "Somos Coimbra".

Lusa /

José Manuel Silva, que terá o apoio do antigo reitor da Universidade de Coimbra Fernando Seabra Santos, do presidente da Critical Software, Gonçalo Quadros, e do físico Carlos Fiolhais, apresenta-se às 17:00 no café Santa Cruz, ao lado da Câmara Municipal de Coimbra.

"Percebe-se em Coimbra o entusiasmo latente perante a perspetiva de poder surgir uma candidatura comprovadamente independente e assertiva, com qualidade e competência, que devolva o orgulho e iniciativa à cidade e que saiba potenciar e desenvolver as suas imensas qualidades e recursos, a nível do ensino, da investigação do património histórico e do turismo, dos serviços, da atração de investimentos e desenvolvimento industrial, da própria agricultura e, sobretudo, da sua centralidade", refere o candidato, numa declaração à agência Lusa.

José Manuel Silva diz que "Coimbra é um nome conhecido a nível internacional", como o próprio comprovou "em múltiplas ocasiões", mas que "precisa de se libertar do seu paroquiano umbigo, recuperar e implementar uma estratégia nacional e ser proativa, inventiva e organizada na criatividade, no desenvolvimento sustentado e na criação de emprego, trabalhando em equipa e aproveitando as sinergias das suas instituições".

"Estes objetivos só serão possíveis através de uma iniciativa idónea, independente e determinada, que coloque Coimbra acima do jugo, interesses e questiúnculas partidárias", refere também.

O antigo bastonário da Ordem dos Médicos tinha também sido, antes destas funções, presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos do Centro, com sede em Coimbra.

José Manuel Silva é o quarto nome anunciado como candidato à Câmara de Coimbra, depois de Manuel Machado, atual presidente e novamente cabeça-de-lista pelo PS, Jaime Ramos (PSD/CDS-PP) e Vítor Ramalho (PNR).

O movimento Cidadãos por Coimbra também já anunciou a sua candidatura, com o apoio do Bloco de Esquerda, mas ainda se desconhece o nome do cabeça-de-lista.

Nas últimas eleições autárquicas, o PS venceu as eleições e elegeu cinco vereadores, o PSD/PPM/MPT alcançou quatro e o PCP/PEV conseguiu um vereador, tanto como os Cidadãos por Coimbra.

Tópicos
PUB