Ex-secretário de Estado garante que Finanças não conheciam valor de indemnização a Alexandra Reis

por Antena 1

Foto: António Cotrim - Lusa

O ex-secretário de Estado do Tesouro Miguel Cruz garantiu esta terça-feira, na Comissão de Inquérito à gestão da TAP, que o Ministério das Finanças não foi informado sobre o valor da indemnização à antiga administradora da TAP, Alexandra Reis.

Na audição de mais de seis horas, Miguel Cruz não explicou, no entanto, como se calcularam os 55 milhões de euros pagos, há três anos, ao empresário David Neeleman para deixar a estrutura acionista da empresa.

Também numa outra comissão, a de Economia, a TAP também foi tema, com o antigo ministro das infraestruturas Pedro Marques a apontar falhas ao modelo de privatização, em 2015.

O governante, que fez parte do primeiro governo de António Costa, entre 2015 e 2019, disse também que a carta de conforto dada ao consórcio colocou o Estado com 100 por cento dos riscos.
A assinatura do antigo secretário de Estado das Infraestruturas do segundo governo de Passos Coelho, Miguel Pinto Luz, consta afinal de um documento da Parpública no qual é autorizada a carta de conforto aos bancos credores da TAP na privatização de 2015.

O social-democrata Miguel Pinto Luz reagiu a estas declarações dizendo nas redes sociais que Pedro Marques baralhou conceitos e documentos e dá ao ex-ministro a oportunidade de corrigir os erros na comissão parlamentar de inquérito.

Pedro Marques regressa esta quarta-feira ao Parlamento para ser ouvido na CPI à TAP.
pub