Fernando Nobre anuncia no final da semana a sua candidatura a Belém
Fernando Nobre vai entrar na corrida a Belém. O presidente da AMI (Assistência Médica Internacional) deverá anunciar na próxima sexta-feira a sua candidatura à Presidência da República.
Fernando Nobre afirma-se assim a título pessoal na vida política portuguesa, depois de ter desempenhado funções em prol de outras figuras políticas.
A sua entrada na vida política é assinalada em 2002, quando participou na Convenção do PSD.
Já em 2006, foi membro da Comissão de Honra e da Comissão Política da terceira candidatura de Mário Soares à Presidência da República.
Nas eleições de 2009 para o Parlamento Europeu foi mandatário nacional para a campanha do Bloco de Esquerda, tornando-se meses mais tarde membro da Comissão de Honra da candidatura de António d'Orey Capucho à presidência da Autarquia de Cascais.
Fundador da AMI
Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre nasceu em Luanda em 1951, mudando-se para o Congo com 13 anos.
Em 1954, com 16 anos, foi para Bruxelas, onde fez os seus estudos e residiu durante mais de três décadas, partindo em 1985 para Portugal.
Fernando Nobre é Doutor em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, onde foi Assistente (Anatomia e Embriologia) e Especialista em Cirurgia Geral e Urologia.
Na Bélgica foi administrador dos Médicos Sem Fronteiras e, já em Portugal, funda a sua grande obra e que será o seu legado para a posteridade: a AMI - Assistência Médica Internacional.
Presidente da organização, Fernando Nobre participou como cirurgião em mais de 250 missões de estudo, coordenação e assistência médica humanitária, acções que tiveram lugar em mais de 70 países de todos os continentes.
Fernando Nobre é pai de quatro filhos.