Ferreira Leite apela a que se deixem extremismos quanto à dívida

por Sandra Henriques

Foto: José Sena Goulão/Lusa

A antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite considera que tanto é extremista quem diz que Portugal não paga a dívida, como quem diz que é preciso pagá-la por estar no tratado orçamental.

“Perante uma situação em que nós nos encontramos em que a dívida continua a ser o nosso problema, ele foi o tema de discussão nas eleições de 2009, foi tema de discussão em 2011, vai ser tema de discussão em 2015, e continua a ser o nosso grande problema em 2035. Isso significa que até 2035 é o tema que nos domina. Se é o tema que nos domina, deixemo-nos de extremismos”, sublinha.

Ferreira Leite acrescenta que “tanto é extremista aquele que diz que esta dívida é inviável, não pagamos, como é extremista aqueles que dizem que não vale a pena discutir o assunto, está escrito no tratado”. “Esta é uma posição extremista também, tão grave quanto a primeira”, refere.

A ex-presidente do PSD falava no Fórum das Políticas Públicas 2014, a decorrer em Lisboa, onde arrancou palmas à plateia quando disse que não acredita que alguém consiga mobilizar os portugueses para mais 20 anos de sacrifícios.
pub