Francisco Guerreiro considera que trabalho do PAN no Parlamento já começou há semanas

por RTP

O eurodeputado do PAN, Francisco Guerreiro, diz que o partido já está a trabalhar há várias semanas no Parlamento Europeu. No dia da cerimonia da tomada de posse, Guerreiro destaca que as prioridades do partido na Europa são as alterações climáticas e os direitos humanos.

"A nossa prioridade será pôr o foco na questão das alterações climáticas" pois "tem de haver realmente um cunho mais forte nas metas que nós desejamos almejar na Europa", declarou à RTP.

"Temos de acelerar o processo de transição económica e social, algo que não vai ser feito pelas restantes famílias parlamentares porque não o propõem".

Quanto à primeira volta da eleição para a presidência do Parlamento Europeu, na qual o socialista italiano David-Maria Sassoli não conseguiu maioria absoluta, Francisco Guerreiro considerou este um "resultado muito positivo" e defendeu que a alemã Ska Keller, dos Verdes, seria a mais indicada para o cargo.

"É um resultado muito positivo, até porque na primeira volta não ganhou o candidato que foi apresentado pelo Conselho", considerou Francisco Guerreiro em entrevista à RTP.

"Portanto nós achamos que deve ser o Parlamento e os candidatos que se propuseram pelo Parlamento e pelas famílias europeias e, nesse caso, a Ska Keller foi a única de entre os quatro candidatos que o fez", salientou.

"Tivemos uma votação expressiva, vamos esperar pela segunda volta, mas mais uma vez o que vemos é que não há uma força suficiente para fazer uma real transição neste modelo económico e social que temos". Ska Keller ficou em terceiro lugar na votação incial, com 133 votos.

Francisco Guerreiro acredita que os votos em Ska Keller poderão ter partido dos liberais, alguns socialistas e "talvez de alguns desalinhados que não estão integrados em nenhuma família europeia".


pub