Fuga de informação. "Provada ausência de responsabilidade" de membros da comissão de inquérito à TAP

por RTP

Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

Lacerda Sales revelou esta quinta-feira que as investigações apontam para a "ausência de responsabilidade" de deputados, assessores e técnicos que fazem parte da comissão de inquérito parlamentar à TAP.

O presidente da comissão de inquérito ressalvou que os documentos em causa tiveram um "longo ciclo" anterior à entrada na comissão.

Informações divulgadas aos jornalistas, no Parlamento, numa declaração sem direito a perguntas, sobre as "conclusões do processo de inquérito ordenado pelo senhor presidente da Assembleia da República relativo às fugas de informação" no inquérito parlamentar à TAP.

O relatório foi redigido por Alexandra Leitão, presidente da Comissão de Transparência do parlamento.

A investigação interna foi solicitada pelo presidente da Assembleia, na sequência de dois pedidos - do anterior presidente da CPI, Seguro Sanches, e do atual, Lacerda Sales - dando conta da divulgação pública de conteúdos, documentos e elementos que se encontravam no arquivo documental da CPI e sujeitos a sigilo.

No documento endereçado por Lacerda Sales a Santos Silva estavam em causa informações publicadas por um jornal diário com comunicações trocadas entre membros do Governo sobre a exoneração por justa causa da ex-presidente executiva da TAP.
pub