Função pública. Aumento salarial de 2020 calculado pela inflação de 2019

por RTP

Manifestação de trabalhadores da Função Pública em 2014 Foto: Rafael Marchante, Reuters

O Governo pode aumentar os salários da Função Pública no próximo ano tendo em conta a taxa de inflação deste ano. Os sindicatos opõem-se e ameaçaram fazer greve.

A inflação deste ano deverá ficar, no máximo, em 0,4%, enquanto a do próximo ano deverá ser de 1,6%, o que significa que, se se levasse em conta a inflação do próximo ano, o aumento seria maior.

Os sindicatos não têm memória de um decisão destas. O Governo prepara-se para fazer aumentos salariais na função pública no próximo ano à taxa de inflação deste ano, e não de 2020.

A notícia, avançada pelo Jornal de Negócios, diz que o Governo considera serem incomportáveis os valores da inflação esperados para o próximo ano.

O executivo espera uma inflação de 1,6% no próximo ano - um pouco acima da previsão da Comissão Europeia, que aponta para 1,1%.

Os números são muito diferentes da taxa esperada para este ano, que deverá variar entre 0,3% e 0,4%. Esta possibilidade caiu que nem uma bomba nos sindicatos da Administração Pública.

Para estas federações sindicais, qualquer que seja a taxa considerada, aumentar salários tendo em conta a inflação não será suficiente.

A FESAP exige um aumento de 3,5% para todos os trabalhadores em janeiro do próximo ano. A Frente Comum quer 90 euros. E admitem fazer greve.



pub