Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Governador do BdP diz que o Banif foi vendido com desconto e a culpa é de Bruxelas

por Daniel Belo

Foto: Manuel de Almeida - Lusa

O Governador do Banco de Portugal (BdP) confirma que o banco Banif foi mesmo vendido á pressa e com desconto. A ordem partiu de Bruxelas e atira responsabilidades para as regras conservadoras da Direção-Geral da Concorrência Europeia que obrigaram a essa redução de valor.

Carlos Costa, o Governador do Banco de Portugal este esta sexta-feira na Comissão de Orçamento e Finanças, onde admitiu que na resolução do Banif, os ativos que passaram para o veiculo Oitante - que ficou com a parte toxica do Banif - tinham um desconto de 66 por cento sobre o seu valor real.

Já na parte do negócio que foi vendido ao Santander o desconto foi superior e rondou os 75 por cento.

Carlos Costa voltou a dizer que a proposta do Santander era a única que estava em condições de ser aceite, visto que a outra, a do Banco Popular, não era vinculativa.

O Governador do BdP garantiu aos deputados presentes que não partiu da instituição que preside a fuga de informação que esteve na base da notícia da TVI, que provocou uma corrida aos depósitos. Nessa corrida terão sido levantados mais de 900 milhões de euros.

Devido a este assunto ainda por esclarecer, Carlos Costa tem ouvido perguntas em tom crítico vindas de todas os partidos, tendo o deputado comunista Miguel Tiago perguntado diretamente ao Governador, se não está na hora de abandonar o cargo.
pub