Governo dos Açores autoriza venda de 24.5% do capital dos Estaleiros da Madalena do Pico
Ponta Delgada, 27 set (Lusa) -- O Governo Regional autorizou hoje a empresa Portos dos Açores a vender 24,5 do capital social dos Estaleiros da Madalena, no Pico, à sociedade Mares Lusos, do grupo ETE, que possui a empresa de transportes marítimos Transinsular.
"A decisão permitirá, não só garantir a manutenção da infraestrutura, como também, mediante um acordo de investimento no valor de seis milhões de euros, alargar o leque de serviços atualmente prestados pelos Estaleiros da Madalena, potenciando a vocação histórica do Pico na área da construção naval e contribuindo para a fixação de mão-de-obra especializada", refere o comunicado final do Conselho de Governo.
A decisão, que se refere ao capital social da Naval Canal - Estaleiros de Construção e Reparação Naval, integra-se no âmbito do processo de reestruturação do setor público empresarial regional.
Nesta última reunião antes das eleições regionais de outubro, o Conselho de Governo decidiu também autorizar um ajuste direto para a adjudicação da construção do Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada, em S. Miguel, num investimento superior a cinco milhões de euros.
Este entreposto, que poderá armazenar 1.200 toneladas e terá uma capacidade de congelação diária de 80 toneladas, vai servir as frotas atuneira e de pesca artesanal que descarregam pescado em S. Miguel, além de apoiar a fileira da comercialização e a indústria de transformação que opera com pescado congelado nesta ilha.
Ainda no setor das pescas, o Governo Regional decidiu adjudicar as obras de melhoramento da operacionalidade do Porto da Povoação, em S. Miguel, orçadas em cerca de quatro milhões de euros.
No âmbito do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER), o executivo aprovou um projeto de investimento para a remodelação de um estabelecimento turístico no Pico, que será parcialmente convertido em spa, num investimento superior a quatro milhões, que vai criar 12 postos de trabalho.
A celebração de contratos de cooperação para apoio à construção de uma creche e atelier de tempos livres em S. Roque do Pico, no valor de 1,9 milhões de euros, e de uma creche na Matriz, concelho da Ribeira Grande, em S. Miguel, orçada em 1,5 milhões de euros, foi outra das decisões deste Conselho de Governo.