Governo propõe António Guterres para secretário-geral da ONU

O antigo primeiro-ministro e alto-comissário das Nações Unidas António Guterres vai ser o nome proposto pelo Governo português para o cargo de secretário-geral da ONU. A notícia é avançada, esta sexta-feira, pelo jornal Público.

Miguel Cordeiro /

Foto: Denis Balibouse - Reuters

A candidatura de António Guterres não será vetada por parte de nenhum dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, ou seja, França, Inglaterra, Rússia, China e Estados Unidos.

Este é um dado importante que já terá sido assegurado pela diplomacia portuguesa e que pode fortalecer a candidatura de António Guterres.

"O Governo vai apresentar a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas", avançou o primeiro-ministro, António Costa, ao jornal Público, segundo um artigo publicado pelo jornal, acrescentando que a apresentação oficial da candidatura do antigo primeiro-ministro socialista, que até 31 de dezembro passado ocupou o cargo de alto-comissário da das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), deverá ser feita em fevereiro.

O Público adianta que o primeiro-ministro, António Costa, já informou o Presidente da República, Cavaco Silva.
PUB