Política
Governo quer excedente em 2020: conheça as metas do Executivo
O Governo vai apostar no corte da despesa para diminuir o prejuízo das contas públicas. A estratégia está nas previsões inseridas pelo Governo no Programa de Estabilidade. Um documento ao qual a Antena 1 teve acesso.
Foto: Rafael Marchante - Reuters
As previsões do Programa de Estabilidade, às quais a Antena 1 teve acesso, prevê uma consolidação forte: o défice cai de 2,2 por cento este ano para 1,4 por cento no próximo ano. O Governo espera lucros daqui a quatro anos. As metas propostas nunca foram alcançadas em democracia.
Os objetivos do Programa de Estabilidade mantêm inalteradas as previsões de crescimento para este este ano, 1,8 por cento, apesar do arrefecimento da economia mundial. Os novos dados mostram uma subida ao mesmo nível no próximo ano e uma aceleração daqui a dois anos.
A Antena 1 sabe que as previsões são conservadoras. O Governo socialista não quer arriscar revisões em baixa. A dinâmica da economia vai refletir-se no bolso dos portugueses quem trabalha deve ter aumentos salariais acima dos 2 por cento nos próximos quatro anos. Também por isso o principal motor da economia vai continuar a ser o consumo.
Já a criação de emprego deverá abrandar, mas será suficiente para, dez anos depois, colocar a taxa de desemprego novamente abaixo dos 10 po cento. Espera-se que esse valor seja atingido em 2019.
O Programa de Estabilidade vai ser aprovado quinta-feira, em Conselho de Ministros. nos documentos oficiais está ainda um crescimento maior das vendas ao estrangeiro do que as compras.