Governo tem "tarefa dupla" de negociar e informar oposição

O primeiro-ministro esclareceu esta manhã que o Governo terá a "tarefa dupla" de negociar a ajuda externa e de informar a Oposição sobre a evolução das negociações, onde estão envolvidos os responsáveis pelas pastas das Finanças e da Presidência, Teixeira dos Santos e Pedro Silva Pereira.

RTP /
"A tarefa do Governo é dupla: liderar as negociações, mas ao mesmo tempo dar toda a informação que permita o acompanhamento dos diferentes partidos" Andre Kosters, Lusa

"Quem está a negociar é o ministro das Finanças e o ministro da Presidência, que tem como funções fundamentalmente dar conta aos restantes partidos e restantes instituições do desenvolvimento das negociações", explicou José Sócrates à margem da visita ao último troço da CRIL, que abre amanhã ao trânsito.

O primeiro-ministro acrescentou que "a tarefa do Governo é dupla: liderar as negociações, mas ao mesmo tempo dar toda a informação que permita o acompanhamento dos diferentes partidos. Essa é a razão por que estão dois ministros nessa delegação".

Em relação à evolução dos trabalhos dos primeiros representantes da troika (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) em Lisboa, Sócrates declarou que desde a chegada a Portugal, na passada terça-feira, a semana foi "dedicada fundamentalmente a uma avaliação da situação".

No que respeita ao início das negociações, o chefe do Governo confirmou que tudo está agendado para arrancar na próxima semana.

Questionado sobre o papel dos partidos da Oposição nas negociações, nomeadamente se haverá a ativação de contactos por parte do Governo, Sócrates lembra que na semana passada realizou já vários encontros com os outros partidos "numa reunião que foi pública".

O primeiro-ministro garantiu que "vai haver um processo de acompanhamento e de informação".
Tópicos
PUB