Política
Incêndios. Montenegro garante existência de meios suficientes mas frisa que gestão é difícil
Luís Montenegro assegura que o país tem os meios suficientes para combater os incêndios que neste momento atingem as regiões norte e centro, mas vincou que em momentos difíceis é também mais difícil a gestão.
Foto: Filipe Amorim - Lusa
"Nós não temos capacidade ilimitada. Nós temos operacionais que precisam de descansar, de se movimentar no terreno, e temos também meios aéreos que respondem às necessidades que o sistema e todo o dispositivo necessita, mas que em horas de crise têm uma dificuldade de gestão maior", declarou.
"Não vale a pena, por estes dias, estarmos concentrados em polemizar, quando temos de estar concentrados em combater e responder à prioridade máxima: fazer com que sejamos capazes de proteger as pessoas, as suas vidas, e depois o seu património", acrescentou o chefe de Governo.
Luís Montenegro realçou ainda que "temos este ano o maior dispositivo de sempre mobilizado e preparado para poder acorrer às múltiplas solicitações que, infelizmente, nos dias de maior adversidade meteorológica sempre acontecem".
"Nós temos tido uma política de prevenção cada vez mais intensa, multidisciplinar", salientou, pedindo "serenidade".