Incidente no Parlamento. Santos Silva ordena à polícia que abra galerias

por RTP

Foto: José Sena Goulão - Lusa (arquivo)

O presidente da Assembleia da República, segunda figura do Estado, pediu esta quinta-feira, por três vezes, à policia para que esta abrisse as portas das galerias ao público. A força de segurança ignorou o pedido e, já visivelmente irritado, Augusto Santos Silva acabou por exigir o cumprimento da ordem que havia dado.

Posteriormente, recuando na tensão, o gabinete de Santos Silva disse ter-se tratado de uma dificuldade técnica de comunicação.

"Como habitualmente, o PAR, depois de declarar aberta a sessão, pediu aos agentes de autoridade que abrissem as galerias ao público. Como as portas de acesso às galerias se mantiveram fechadas, foi repetido o aviso. Abertas as portas, verificou-se que não havia ainda nenhuma pessoa do público a querer entrar; e era, por isso, que os senhores agentes não sentiam necessidade de manter as portas abertas", adiantou o gabinete de Augusto Santos Silva, depois de questionado pela RTP.

"Tratou-se, portanto, de uma dificuldade técnica de comunicação, que foi prontamente superada, sem nenhum outro significado", completou.

Contactada pela RTP, a direção Nacional da PSP garantiu que as ordens do presidente da Assembleia República foram e vão continuar a ser cumpridas.

A Polícia de Segurança Pública alega que houve apenas um lapso de comunicação e que a ordem foi executada de imediato.
pub