João Soares quer esbofetear cronistas do "Público"

por Miguel Soares, Alexandra Madeira

O ministro da Cultura publicou um post no Facebook prometendo "um par de salutares bofetadas" nos cronistas do Público Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente. Contactado pela Antena1, João Soares reitera o que escreveu no seu perfil pessoal na rede social.

As divergências entre o atual ministro da Cultura e Augusto M. Seabra já são antigas, como se pode ler logo no início do post:

Em 1999 prometi-lhe publicamente um par de bofetadas. Foi uma promessa que ainda não pude cumprir. Não me cuzei com a...

Publicado por João Soares em Quarta-feira, 6 de Abril de 2016
Contactado pela Antena1, João Soares reitera tudo o que escreveu e que merece o repúdio de um dos visados. O jornalista Augusto M. Seabra adejtiva de "inqualificável, em Democracia, que se ameace fisicamente alguém que exerceu o seu direito a opinião".

No jornal Público, Seabra escreve, numa crónica intitulada "Tempo velho na Cultura", que é "inexplicável" a nomeação de Soares para o Ministério da Cultura onde, passados quatro meses de exercício, não se consegue divisar uma linha de ação política, mas apenas um estilo de "compadrio, prepotência e grosseria".

O comentador de Política da Antena1 Raul Vaz entende que as consequências políticas deste episódio que envolve um ministro dependem da avaliação que o chefe do Governo, António Costa, fizer do caso.












pub