Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam um português ferido e outro desaparecido

José Luís Arnaut aponta "vitória de Pirro do PS"

No Conselho Superior da Antena 1 desta manhã, o social-democrata José Luís Arnaut destaca a elevada taxa de abstenção das eleições europeias e afirma que os partidos da maioria e o PS “estão muito longe de darem estabilidade ao país”. Arnaut reconhece a vitória dos socialistas, mas considera que é pírrica.

Sandra Henriques /

Foto: Alice Vilaça/Antena1

“Temos uma vitória de Pirro do PS, mas tem que ser reconhecida. Deu aqui um sinal claro, porque também houve aqui uma derrota histórica dos partidos da maioria. Ficámos abaixo da fasquia dos 30 por cento, o que nunca tinha acontecido e é um sinal”, adverte.

Ouvido pelo jornalista Nuno Rodrigues, o antigo ministro de Governos do PSD admite que o PS ganhou, embora sublinhe que “foi uma vitória que ficou aquém de todas as expectativas, quer das sondagens, quer da opinião pública, quer dos próprios dirigentes do PS, como se viu ontem pelo rosto dos que lá estavam ontem na sede do PS e pelas declarações de António Costa, que são muito relevantes”.

Arnaut refere-se ao facto de o socialista António Costa ter defendido no programa “Quadratura do Círculo” da SIC Notícias que o líder socialista António José Seguro “não pode jogar no tabuleiro do Governo, tem que criar uma agenda própria” e que é preciso fazer tudo para evitar que nas legislativas o PS tenha um resultado semelhante a este das europeias.

PUB