JSD repudia atrasos na divulgação de resultados das bolsas de doutoramento da FCT

por Lusa

A Juventude Social-Democrata (JSD) repudiou hoje o atraso na divulgação dos resultados das bolsas de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), exigindo ao governo de António Costa a sua "publicação urgente". 

Numa nota enviada às redações, a JSD considerou que o atraso na atribuição das bolsas de doutoramento da FCT "põe em causa os projetos de vida e a emancipação de quase quatro mil candidatos, a maioria jovens", desafiando o governo a "acelerar o processo" sob pena de "promover, ainda mais, a precariedade científica". 

Segundo a JSD, no concurso nacional para atribuição de bolsas deste ano "os resultados não foram publicados no prazo de 90 dias úteis, que terminou a 03 de setembro, como determinam os normativos", não tendo sido sequer feita "uma nota informativa em tempo útil, avisando os candidatos desta prorrogação, que só souberam oficialmente no dia 7 de setembro", acrescentou ainda o Presidente da estrutura, Alexandre Poço, citado em comunicado. 

"Numa situação tão dramática para o nosso país, em que diariamente somos confrontados com os números catastróficos do desemprego jovem e dificuldades na emancipação das novas gerações, exigia-se ao Governo maior elevação e responsabilidade na sua atuação", criticou o líder da juventude social-democrata.

Para esta estrutura, os atrasos em causa "não são justificáveis em virtude da pandemia, visto que o prazo de divulgação dos resultados já tinha sido prorrogado por um mês, em função do mesmo na apresentação de candidaturas". 

Assim, a JSD exige "a publicação urgente dos resultados das reuniões de todos os painéis científicos, responsáveis pela seriação das candidaturas apresentadas, não podendo desta resultar qualquer prejuízo para os candidatos, ou seja, que o número de bolsas atribuídas nunca seja inferior às 1350 anunciadas pela própria FCT".

A 07 de setembro, a FCT, entidade que está sob a tutela do ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, adiou a divulgação dos resultados provisórios do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020 para o dia 30 de setembro, sendo que os resultados finais só serão conhecidos até ao dia 30 de novembro.

Tópicos
pub