Lista única perde eleição para Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa

Lisboa, 17 jan (Lusa) -- A lista candidata à Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa encabeçada pela socialista Maria da Luz Rosinha perdeu a eleição para aquele órgão, tendo obtido 10 votos contra e oito a favor, foi hoje anunciado.

Lusa /

As 18 assembleias municipais da Área Metropolitana de Lisboa (AML) votaram na quinta-feira em simultâneo para aquele novo órgão e os resultados foram divulgados hoje pelo Conselho Metropolitano de Lisboa.

Votaram contra a lista encabeçada pela ex-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira as assembleias municipais de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Maria da Luz Rosinha, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, era a primeira secretária proposta para o novo órgão executivo da AML, de acordo com a lista aprovada pelo Conselho Metropolitano de Lisboa a 05 de dezembro, numa votação que teve a oposição dos nove municípios da CDU.

Além de Maria da Luz Rosinha, compõem a lista candidata à comissão executiva, por ordem, como secretários-metropolitanos Filipe Eduardo Miranda Ferreira (PPD-PSD), eleito na Câmara Municipal da Amadora, Carlos Inácio (PS), assessor na autarquia de Lisboa, Emanuel Costa (PS), ex-membro da Assembleia Municipal do Montijo e da Assembleia Metropolitana de Lisboa, e João Carlos Dias Coelho (PPD-PSD), administrador da Tratolixo.

O Conselho Metropolitano de Lisboa irá agora ouvir os partidos, coligações e grupos de cidadãos representados nas 18 assembleias municipais para aprovar e submeter a eleição uma nova lista.

Constituem a AML os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira e nela participam os eleitos diretos das assembleias municipais, num total de 552 eleitores.

Nas autárquicas de dia 29 de setembro passado, a CDU conquistou a presidência de nove dos 18 municípios da AML. O PS detém seis câmaras, o PSD duas e o movimento independente liderado por Paulo Vistas ficou à frente da Câmara de Oeiras.

 

 

Tópicos
PUB