Listas de Menezes ao Porto com nomes ligados ao CDS

Porto, 17 jul (Lusa) - Luís Filipe Menezes escolheu o advogado Amorim Pereira para "número dois e candidato a vice-presidente" na sua lista para a Câmara do Porto, propondo ainda a pintora Mónica Baldaque, da área do CDS, para número três.

Lusa /

O candidato oficial do PSD, que hoje revelou as suas listas para a Câmara e a Assembleia Municipal do Porto, apresentou Amorim Pereira como professor universitário e um "advogado de grande prestígio que já exerceu quase todos os cargos políticos possíveis" dentro do partido.

Quanto a Mónica Baldaque, disse, "é, desde há muitos anos, um rosto de um conservadorismo progressista ligado ao CDS de Freitas do Amaral, de Amaro da Costa e de Basílio Horta".

Filha da escritora Agustina Bessa Luís, a agora candidata também é escritora, foi diretora da Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, apresenta um "percurso de militância e de cidadania" e tem uma estreia ligação ao meio artístico.

A lista de Luís Filipe Menezes para a Assembleia Municipal é encabeçada por José Pedro Aguiar Branco, atual ministro da Defesa e anterior presidente da Assembleia Municipal do Porto.

Segue-se Sílvio Cervan, advogado e ex-presidente da Distrital do Porto do CDS.

A lista inclui ainda dois antigos vereadores de Rui Rio, o advogado Paulo Cutileiro e o historiador Marcelo Mendes Pinto, tendo este último sido então eleito pelo CDS/PP.

O quarto lugar da lista de Luís Filipe Menezes para o executivo municipal é de Ricardo Almeida, presidente de Concelhia do Porto do PSD e da empresa municipal Gaianima, tendo antes sido diretor da empresa municipal Porto Lazer.

O economista e professor universitário Ricardo Valente surge no quinto lugar e, segundo Menezes, "terá como responsabilidade máxima ser o ministro das Finanças desta Câmara".

"Passamos a ter um economista professor, em vez de apostarmos na lógica contabilística na gestão municipal", acrescentou o candidato social-democrata.

O sexto lugar é da advogada Andreia Júnior, atual deputada da Assembleia Municipal do Porto, pelo PSD, e que Menezes disse ser, "tal como Ricardo Almeida", um símbolo da "juventude com experiência, com criatividade e com inovação".

O engenheiro agrónomo Miguel Seabra, que durante oito anos foi no presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, aparece no sétimo lugar da lista social-democrata.

Segue-se no oitavo lugar Artur Jorge Basto, do CDS, que foi conselheiro nacional deste partido e, ainda segundo Menezes, "membro da Comissão Política Nacional de Paulo Portas".

O candidato apresentou Artur Jorge Basto como seu "amigo e colaborador de há muitos e um alto quadro do CDS" - partido que, recorde-se, apoia o candidato independente Rui Moreira.

"O Miguel Seabra e o Artur Jorge corporizam para mim uma ambição: a maioria absoluta alargada", salientou Luís Filipe Menezes.

Menezes chamou ainda para a sua lista o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado do Bolhão, Alcino Sousa, que aparece no 11.º lugar.

"Para mim, isto é simbólico. Em 2015, tem que haver Bolhão a funcionar, recuperado e âncora do dinamismo do comércio tradicional e da reabilitação urbana do centro da cidade", afirmou Menezes, acrescentando que este é um "compromisso para cumprir".

O candidato disse ainda ter a seu lado "pessoas de todas as etnias", como o seu "amigo de há muitos anos e líder da comunidade cigana no Poeto e na região".

"Esta governação do Porto Forte vai ser uma governação para todos", referiu.

Além de Menezes, estão na corrida à Câmara do Porto o socialista Manuel Pizarro, o comunista Pedro Carvalho, o bloquista José Soeiro e os independentes Rui Moreira e Nuno Cardoso.

Tópicos
PUB