Lucro da Apple atinge número recorde

O lucro da empresa norte-americana que produz o iPhone e do iPad atingiu, no primeiro trimestre do ano fiscal 2015, números recorde. A Apple alcançou um lucro nunca antes conseguido por uma empresa pública.

João Ferreira Pelarigo, RTP /
Apple, Nova Iorque. Brendan McDermid, Reuters

A Apple revelou um lucro líquido de 18 mil milhões de dólares no seu primeiro trimestre fiscal, concluído a 27 de dezembro, de acordo com a Standard & Poor's.
Standard & Poor's é uma divisão do grupo McGraw-Hill, que faz e publica análises e estudos sobre bolsas de valores e títulos no mercado.
O recorde de vendas de iPhones está na origem destes valores. O aumento dos lucros deve-se, em grande parte, ao facto de a empresa de Tim Cook ter vendido 74,5 milhões de telemóveis da Apple no último trimestre de 2014.

Mesmo os analistas não esperavam tamanho sucesso dos novos produtos da marca. Em videoconferência com analistas financeiros, escreve a BBC, o diretor-executivo da Apple, Tim Cook, disse que a procura pelos novos modelos do iPhone "foi impressionante".





Contudo, a venda do iPad continua a decepcionar, tendo registado uma queda de 22 por cento entre 2013 e 2014.

As ações da Apple valorizaram mais de cinco por cento após o fecho dos mercados norte-americanos.

A procura pelo maior modelo de telefone da Apple, o mais recente iPhone 6 Plus, apareceu como uma rampa para lançar os lucros e fazer crescer a margem de lucro bruto do iPhone de dois por cento para 39,9 por cento.

A empresa norte-americana, atualmente número um na venda de smartphones, acredita que o mais recente produto, um relógio chamado Apple Watch, vai ajudar a manter os números. A comercialização do relógio está agendada para iniciar em Abril.
Tópicos
PUB