Marcelo aconselha Machete a sair do governo pelo próprio pé

O antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa aconselha Rui Machete a deixar o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros por iniciativa própria, até porque a sua forma de fazer política tem-se mostrado desajustada do momento atual.

Sandra Henriques /

Foto: Estela Silva/Lusa

“O primeiro-ministro neste momento não pode em pleno debate do Orçamento – e sobretudo depois deste empolamento do Jornal de Angola – fazer disto um caso diplomático ou político, e portanto não pode sequer pensar na demissão dele. O Presidente da República já explicou que tem uma visão minimalista dos seus poderes. Do ponto de vista de comentador e como amigo do Rui Machete aquilo que me ocorre aconselhá-lo é que ele um dia, ultrapassado este período mais quente, daqui a uns tempos, pense duas vezes e saia pelo seu pé”, afirma o professor universitário.

No seu espaço semanal de comentário na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa defende que Rui Machete “fez política e fez bem há 30 anos, só que o Rui Machete de hoje não é o Rui Machete de há 30 anos e o Portugal de hoje não é o Portugal de há 30 anos”. “Eu acho que ele não se está a encontrar com a política neste momento, não está a sair-lhe bem”, observa.

PUB