Marcelo encontra-se com o rei e o primeiro-ministro de Marrocos em Casablanca

Lisboa, 24 jun (Lusa) - O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai fazer uma curta visita a Marrocos na segunda-feira, concentrada em Casablanca, onde terá encontros com o rei Mohamed VI e com o primeiro-ministro marroquino, Abdelilah Benkirane.

Lusa /

O chefe de Estado português estará em Casablanca, centro económico de Marrocos, a 80 quilómetros da capital, Rabat, durante cerca de oito horas, e vai também encontrar-se com os presidentes das duas câmaras parlamentares marroquinas.

Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se num Falcon da Força Aérea, acompanhado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro. A saída de Lisboa está prevista para as 15:00 de segunda-feira e o voo de regresso deverá ser perto da meia-noite.

O primeiro ponto do programa desta visita é uma receção no Palácio Real de Casablanca pelo rei de Marrocos e pelo príncipe Rachid. Em seguida, o Presidente da República terá um encontro a sós com Mohamed VI, com troca de condecorações.

Ao início da noite, os dois chefes de Estado estarão novamente juntos, num jantar oferecido pelo Rei de Marrocos ao Presidente português, no Palácio Real.

Mais tarde, num hotel de Casablanca, Marcelo Rebelo de Sousa terá encontros, separados, com o chefe do Governo marroquino, Abdelilah Benkirane, e com os presidentes das Câmara dos Representantes do Parlamento, Rachid Talbi Alami, e da Câmara dos Conselheiros do Parlamento, Abdelhakim Benchamach.

Esta curta visita a um dos países geograficamente mais próximos de Portugal é a nona deslocação do Presidente da República ao estrangeiro desde que iniciou funções, há cerca de quatro meses, a 09 de março.

Na semana seguinte a tomar posse, Marcelo Rebelo de Sousa fez curtas visitas oficiais ao Vaticano e a Madrid, Espanha, uma de manhã e outra na tarde de 17 de março.

Depois esteve no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, entre 12 a 13 de abril, e fez a primeira visita de Estado, entre 03 e 06 de maio, a Moçambique, após ter estado em Roma, para uma visita oficial a Itália, de 31 de abril a 01 de maio.

Seguiram-se uma visita oficial a Berlim, Alemanha, de 29 a 30 de maio, e uma deslocação a Paris, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, de 10 a 12 de junho, para comemorar, de forma inédita, o Dia de Portugal junto dos portugueses residentes na capital francesa.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve ainda em Lyon, França, na quarta-feira passada, dia 22, para assistir ao terceiro jogo da seleção portuguesa de futebol da fase de grupos do Euro 2016, contra a Hungria.

Tópicos
PUB