Política
Marcelo hospitalizado. As reações dos partidos e dos candidatos presidenciais
O Presidente da República foi hospitalizado esta segunda-feira devido ao encarceramento de uma hérnia e está a ser operado no Hospital de São João, no Porto. O primeiro-ministro falou com Marcelo Rebelo de Sousa e está a acompanhar a situação.
A RTP sabe que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já falou com o Presidente da República e que está a acompanhar a evolução da situação.
São já várias as reações de partidos e líderes políticos, com o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, a deixar votos para que a intervenção cirúrgica a que Marcelo Rebelo de Sousa vai ser submetido "decorra com toda a segurança e reponha as suas plenas condições de saúde".
O líder do Chega e candidato presidencial, André Ventura, usou as redes sociais para desejar "rápidas melhoras e um regresso com saúde e energia" ao Presidente da República.
Luís Marques Mendes, candidato apoiado pelo PSD, desejou "rápidas melhoras" e o "rápido e completo restabelecimento" de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os candidatos António José Seguro, apoiado pelo PS, e Jorge Pinto,
apoiado pelo Livre, souberam da notícia quando estavam num debate
televisivo na RTP. Desejaram também um rápido restabelecimento ao chefe
de Estado.
Henrique Gouveia e Melo estava a ser entrevistado pela CMTV quando surgiu a notícia da hospitalização de Marcelo. Reiterou, no site da sua candidatura, "os desejos de rápidas melhoras" ao Presidente da República e diz estar certo "que em breve estará nas plenas condições para o exercício das suas funções".
O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou que está a seguir "com atenção" a evolução do estado de saúde de Marcelo e que lhe deseja "rápidas melhoras".
O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou que está a seguir "com atenção" a evolução do estado de saúde de Marcelo e que lhe deseja "rápidas melhoras".
Catarina Martins, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, espera "que não seja nada de grave" e que o Presidente da República "recupere rapidamente".
O candidato apoiado pelo PCP, António Filipe, deseja "um rápido restabelecimento" do estado de saúde a Marcelo Rebelo de Sousa.