Marcelo Nuno concorre a segundo mandato na liderança do PSD em Coimbra
Coimbra, 14 mar (Lusa) - O líder do PSD de Coimbra, Marcelo Nuno, candidata-se a um segundo mandato na Comissão Política Distrital, apresentando aos militantes um projeto de "grande união", disse hoje à agência Lusa o autarca José Brito.
As eleições realizam-se na sexta-feira, nas diversas secções locais do PSD, entre as 18:00 e as 22:00.
José Brito, presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, salientou que a lista única, encabeçada por Marcelo Nuno, também presidente da Águas de Coimbra, inclui a maioria dos principais autarcas do distrito de Coimbra.
"Esta candidatura é bem demonstrativa da grande união dos militantes e da forma como o PSD foi liderado no distrito nos últimos dois anos", acrescentou.
Para José Brito, que integra a lista em quarto lugar, seguido do homólogo de Montemor-o-Velho, Luís Leal, o candidato à liderança "é um homem atento e muito trabalhador", que "conseguiu unir o partido" ao longo do mandato que agora termina.
Marcelo Nuno encabeça uma candidatura que poderá contribuir "para minimizar os efeitos das medidas difíceis" tomadas pelo Governo, com vista a superar "os problemas que o país está a atravessar e que foram criados por alguém".
"Mas vale a pena este sacrifício, para ganharmos o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos", disse.
A preparação das próximas eleições autárquicas nos 17 municípios do distrito é a "grande prioridade" da candidatura, referiu José Brito.
"A minha candidatura traduz um amplo consenso no PSD, como nunca se viu no distrito de Coimbra", declarou hoje Marcelo Nuno à Lusa.
Num "momento de desgaste do PSD", enquanto parceiro principal da coligação do Governo, a lista "pretende continuar o trabalho de organização e ajudar os candidatos do partido" nas autárquicas, disse o economista.
O grupo de candidatos à Comissão Política integra, em segundo e terceiro lugar, o deputado Maurício Marques (antigo presidente da Câmara Municipal de Penacova) e o presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, respetivamente.
Fernando Guerra, antigo presidente da Associação Académica de Coimbra, que também foi pró-reitor da Universidade, é o candidato a presidente da mesa da Assembleia Distrital, enquanto Fátima Ramos, presidente da Câmara de Miranda do Corvo, se candidata à liderança da Plataforma de Estudos.
O advogado Francisco Rodeiro, antigo vereador da Câmara de Coimbra, candidata-se à presidência do Conselho de Jurisdição.
O mandatário da candidatura é Paulo Júlio, antigo presidente da Câmara de Penela e ex-secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa.