Marcelo ouve partidos e Conselho de Estado em julho

por RTP

Marcelo Rebelo de Sousa quer analisar a situação no país e o órgão consultivo deverá reunir-se em julho, já depois do debate do Estado da Nação. O anúncio do Presidente foi feito na cerimónia de abertura da 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa.

O chefe de Estado adiantou que vai receber os partidos com assento na Assembleia da República para fazer o balanço da sessão legislativa. O propósito destas audições, a decorrerem em julho, será ouvir as forças partidárias "sobre a situação económica, social e política".

Depois disso, "perto do final de julho", Marcelo Rebelo de Sousa vai convocar "um outro Conselho de Estado para a situação portuguesa".

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "já há muito tempo" que não convoca o órgão político de consulta presidencial sobre assuntos internos.

Considerou que "faz sentido ouvir os conselheiros de Estado logo a seguir aos partidos".

O objetivo não é ouvir os conselheiros "sobre nenhum ponto específico", mas antes para saber "o que pensam da evolução da economia, como é que irá evoluir até ao fim do ano e no ano que vem, para ouvir sobre a situação social e para ouvir sobre a situação política", acrescentou.
pub