Marcelo visita casal de idosos que foi despejado para dar lugar a alojamento local

por RTP
DR

O presidente da República esteve, na passada segunda-feira, com o casal de idosos que foi despejado da casa onde vivia há nove anos, em Arroios, para dar lugar a um alojamento local. O presidente da República surpreendeu Maria José e Alberto na gare do Oriente, local onde os idosos se têm abrigado, nos últimos dois meses.

Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa “tem uma solução” para o caso de Maria José, de 77 anos, e Alberto, de 75, acreditando que este pode ser resolvido “rapidamente”.

A instituição disponibilizou uma residência assistida, no centro de Lisboa, para onde o casal de idosos pode ser transferido, se assim o desejar. Durante esta terça-feira, Maria José e Alberto vão visitar as habitações apresentadas pela Santa Casa da Misericórdia como hipóteses para viverem daqui em diante.

A situação de sem-abrigo em que os idosos vivem pode, de facto, ficar resolvida já hoje, se o casal aceitar mudar-se para uma estrutura de apoio social.

Devido aos poucos rendimentos que têm – 700 euros por mês, em conjunto – os idosos estão há dois meses a viver na rua, em Lisboa, apenas com aquilo que conseguiram arrumar numa mochila.

Recentemente, dois cidadãos que ajudam diariamente o casal criaram uma petição online sobre a situação em que estes vivem exatamente para a fazer chegar a Marcelo Rebelo de Sousa.
pub