Política
Presidenciais 2026
Mendes quer ministra da Saúde a dar explicações porque o "vazio gera alarme social"
No virar da primeira para a segunda semana de campanha oficial, o candidato apoiado pela AD faz um apelo directo à ministra da Saúde.
Foto: Miguel A. Lopes, Lusa
"Que apareça a explicar porque é que algumas coisas más estão a acontecer na Saúde", apelou este domingo, num almoço-comício em São João da Madeira, em Aveiro, prosseguindo: "Que diga o que está a ser preparado para corrigir essas situações". Luís Marques Mendes vê este apelo como um "conselho" e não como uma "crítica" à ministra da Saúde porque "não é por aí que vamos resolver as questões".
Marques Mendes, que tem recebido várias críticas por ser "o candidato do Governo", tem vindo a garantir nesta campanha que, se for eleito Presidente da República, "não quer ser "amigo" nem "adversário" do Executivo de Luís Montenegro, mas quer, sim, ajudar a governar melhor. É neste contexto que o candidato presidencial vem agora a terreno pedir directamente explicações à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, porque "o vazio gera alarme social".
No mesmo almoço-comício, Marques Mendes contou com o apoio do ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que defendeu que o próximo Presidente não deve ser "um pau mandado" do Governo, mas que não pode ser um candidato que queira derrubar o Executivo em contraponto com um Presidente que garanta estabilidade política.
Antes, Marques Mendes começou a manhã de domingo com uma visita à Praia do Furadouro, em Ovar, distrito de Aveiro, onde quis alertar para um problema da erosão costeira, e onde voltou a falar aos indecisos. Em dia de votação antecipada, Marques Mendes sugeriu que o eleitorado deve avaliar quem é o candidato mais experiente e mais bem preparado para assumir funções em Belém.
A caravana da AD seguiu depois para Lamego, distrito de Viseu, para um comício no Teatro Ribeiro Conceição, que contou com discurso do ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo - o segundo ministro do dia a discursar na campanha de Mendes.