Miguel Seabra anuncia candidatura à concelhia do PSD/Porto
Porto, 31 out (Lusa) -- O ex-presidente da junta de freguesia de Paranhos Miguel Seabra anunciou hoje a sua candidatura à liderança da concelhia do PSD/Porto, que diz estar a viver um momento "difícil, mas muito aliciante, de renovação e reativação".
"Neste momento, difícil, mas muito aliciante, de renovação e reativação do PSD da cidade do Porto, muitos militantes e simpatizantes do partido desafiaram-me para que protagonizasse uma candidatura à presidência da Comissão Política Concelhia", refere Miguel Seabra em comunicado enviado hoje à Lusa.
Para Seabra, militante do partido "há cerca de 20 anos, o "grande desafio que se coloca ao PSD no Porto", após a derrota sofrida nas autárquicas de setembro, "é o de ser capaz de ser oposição construtiva, determinada e séria".
"Depois de 12 anos a governar os destinos da cidade, é chegado o momento de o PSD assumir o seu papel de principal partido da oposição na edilidade portuense. Mas é também o momento de o partido se reorganizar, reestruturar e preparar para de novo merecer a confiança dos eleitores e vir a assumir o governo da cidade", salienta no documento.
O candidato, que se junta ao deputado social-democrata e ex-líder da concelhia Paulo Rios na corrida às eleições para a estrutura previstas para dezembro, defende que as suas "ideias e projetos" para a concelhia "merecem a concordância de muitos" dos seus "companheiros de partido".
"Mas, principalmente, sinto que tais ideias e projetos corporizam aquilo que o PSD e a cidade precisam no momento atual e que os desafios do futuro nos colocam", justifica Miguel Seabra.
O candidato adianta no comunicado que irá agora "iniciar contactos" para definir a sua equipa e elaborar um programa "arrojado e reformador, para dentro e para fora do partido".
Seabra lança ainda um apelo aos militantes sociais-democratas do Porto, "pedindo-lhes que assumam nas suas mãos as decisões que têm de ser tomadas, que acompanhem e participem no processo eleitoral e que, no ato eleitoral votem pensando não apenas no futuro do partido, mas também do trabalho que efetuamos e que queremos voltar a elaborar na defesa da nossa grande paixão a Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto.
Na sequência da pesada derrota da candidatura encabeçada por Luís Filipe Menezes à Câmara do Porto -- que ficou em terceiro lugar -- o líder da concelhia do PSD/Porto, Ricardo Almeida, apresentou a demissão, estando as eleições para a estrutura previstas para 06 de dezembro.
Ao início da manhã de hoje, o deputado social-democrata Paulo Rios anunciou que vai avançar com a candidatura à liderança da concelhia do PSD/Porto contra alguns que se preparam para o tentar "sequestrar" por "ressentimento, vingança e ódio", defendendo a clarificação num partido "completamente retalhado".
Em declarações à agência Lusa, Paulo Rios -- que antecedeu a Ricardo Almeida na liderança da concelhia do PSD/Porto, entre 2009 e 2011 -- anunciou a "firme intenção" de concorrer à estrutura, candidatura que formalizará "a todo o momento, antes de mais junto dos militantes" sociais-democratas.