Política
Ministro-adjunto afirma que Portugal tem condições para receber refugiados Yazidis
Eduardo Cabrita diz que ainda não existe uma data prevista para a chegada ao nosso país mas explica que, por exemplo na Grecia, o processo já decorre. O ministro-adjunto Eduardo Cabrita diz que, neste momento, Portugal já tem condições para começar a receber refugiados Yazidis.
Foto: Reuters
Na Grécia já estão a ser feitos pré registos para a famílias que querem vir para o nosso país, que podem chegar até às 500 pessoas.
O ministro-adjunto diz que Portugal tem estado á altura de corresponder a todos os apelos que foram feitos, quer a partir da Grécia quer da Itália , onde a maioria são jovens.
Segundo Eduardo Cabrita, Portugal tem mostrado disponibilidade e recetividade para acolher refugiados destinados para programas específicos, com um cariz de fragilidade.
Exemplo disso são os jovens não acompanhados, como crianças, adolescentes e elementos da comunidade Yazidi, refere o ministro-adjunto.
Contudo o ministro junta-se ao apelo da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).
Eduardo Cabrita diz que é precisa uma maior colaboração por parte das instituições, da sociedade civil e dos municípios.