"Não me julgo talhado para essa missão". Terá Rui Moreira mudado de ideias sobre Belém?

A corrida à Presidência da República pode contar com mais um nome: Rui Moreira pondera uma candidatura, mas, a confirmar-se, será uma mudança de posição desde abril, quando disse na Antena 1 que não estava "talhado" para o cargo.

Cláudia Costa - Antena 1 /
Lusa

No dia seguinte a ter apresentado o seu livro "Ponto Final", em entrevista no Ponto Central, do Programa da Manhã, no dia 16 de abril, o ainda autarca do Porto autoexcluiu-se de ser candidato: "Acompanharei as presidenciais com certeza com muito interesse, mas não me julgo talhado para essa missão".

"Acho que o cargo de presidente da República já tem bastantes candidatos", começou por dizer, apontando "pessoas com muita e com grande dimensão", mas referiu que "ainda vão surgir outros". "Não é alguma coisa para a qual eu sequer esteja talhado", sublinhou então.Três meses separam estas declarações de Rui Moreira a Antena 1 da notícia avançada pela RTP de que o atual presidente da Câmara do Porto deverá confirmar em breve se avança com uma candidatura à Presidência da República.


A RTP apurou que a preparação da candidatura de Rui Moreira já estará em marcha.
Nas últimas semanas, um grupo de trabalho tem estado a montar uma estratégia de campanha. Fontes próximas indicam também que a possível candidatura de Rui Moreira já conta com potenciais financiadores.

Na CNN, o comentador Rui Calafate disse na segunda-feira que o autarca que se encontra no último ano de mandato tem recebido muitos apelos, sobretudo no norte, de pessoas de vários quadrantes políticos para avançar para Belém. O facto de a candidatura aparecer tarde, refere, até pode ser uma vantagem, já que as eleições não são uma maratona, mas uma "corrida de 100 metros".
Tópicos
PUB