O retrato da saúde em Portugal

Um dos factos que se destaca é o forte crescimento do setor privado nos últimos anos. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística são relativos a 2023. Nesse ano existiam no país 242 hospitais. 130 privados, um número que já superava o dos hospitais os públicos. No Serviço Nacional de Saúde estavam contabilizadas 111 unidades. Existe ainda uma unidade hospitalar em regime de parceria público-privada, o Hospital de Cascais.

RTP /

Foto: Benoit Tessier - Reuters

No entanto, se olharmos para o número de camas disponíveis para internamento o cenário muda claramente. No total do país, existiam cerca de 35.700 camas, em 2023. A larga maioria, cerca de 24 mil, estavam disponíveis nos hospitais públicos. Nos hospitais privados contabilizavam-se cerca de 11.500 camas disponíveis para internamento, menos de metade. Havia ainda 277 camas em regime de PPP, no Hospital de Cascais.

Em quase 46 anos, o Serviço Nacional de Saúde bate recordes de produção. mas vê aumentar como nunca as solicitações. Há fragilidades difíceis de resolver, como a falta de recursos humanos, sobretudo na Obstetrícia, Pediatria e Medicina Geral e Familiar.

No terreno há unidades que esticam a resposta ao limite, enquanto tentam vencer também o desafio da inovação e o aumento da despesa.
PUB