Octávio Teixeira afirma que há alternativas mas falta vontade política para mudar de rumo

por Sandra Henriques

No Conselho Superior da Antena1 desta manhã, Octávio Teixeira considera que há alternativas às medidas de austeridade que têm sido anunciadas pelo governo, mas não há vontade política para mudar de rumo.

O economista defende que esta política só agrava os problemas do país. Porém, mesmo com esta política há alternativas. “Basta que o governo não pense só em sacrificar sempre os mesmos”, refere.

Octávio Teixeira sugere a tributação em 0,8 por cento do património financeiro de empresas e particulares, o que renderia 2800 milhões de euros aos cofres do Estado, tanto como o executivo quer obter com os aumentos do IRS.

Outros caminhos indicados pelo comentador são as rendas excessivas que podem ser cortadas – falta ainda ir buscar 410 milhões de euros – e a renegociação das parcerias público-privadas. Octávio Teixeira observa que o Estado não foi buscar um cêntimo a esses contratos, embora pudesse ganhar com isso centenas de milhões de euros. A tributação das operações bolsistas é outra opção sugerida.

Em declarações ao jornalista Luís Soares, o antigo líder parlamentar do PCP afirma que o que fez com que o governo recuasse na Taxa Social Única foram as manifestações de dia 15. Por isso, Octávio Teixeira defende que a manifestação da CGTP marcada para o próximo sábado é uma boa oportunidade para dar continuidade ao protesto.

pub