Octávio Teixeira questiona até quando Cavaco se mantém em silêncio

No Conselho Superior da Antena 1 desta manhã, Octávio Teixeira afirma que o “país continua a afundar-se neste lamaçal” e acrescenta que “o Presidente da República assobia para o ar, como se fosse uma decorativa rainha de Inglaterra”. “Até quando o silêncio e até quando o lamaçal”, questiona.

Sandra Henriques /

Foto: Antena1

O antigo líder parlamentar do PCP recorda que o Presidente da República, Cavaco Silva, não suscitou a apreciação da constitucionalidade do orçamento por ausência de pareceres, mas porque “politicamente não o quis fazer” e “preferiu dar cobertura ao Governo contra a Constituição”.

Ouvido pelo jornalista Luís Soares, o economista refere que “em três anos consecutivos os orçamentos apresentados pelo Governo violaram a Constituição”, o que traduz uma “reiterada aposta do Governo na violação da Constituição”. “Não é democraticamente aceitável que o país seja governado por quem ostensivamente repudia a Constituição”, argumenta.

Octávio Teixeira considera ainda que a aclaração pedida pelo Executivo é um “expediente dilatório” e uma “instrumentalização da Assembleia da República”, mas também uma “declaração de guerra ao Tribunal Constitucional”, uma “provocação a um órgão de soberania”.

PUB