"Ou mentiu João Galamba, ou mentiu o primeiro-ministro". PSD exige a demissão do ministro das Infraestruturas

por Joana Raposo Santos - RTP

O PSD reagiu esta quinta-feira às respostas do primeiro-ministro sobre a atuação do SIS na recuperação do computador polémico. O social-democrata Hugo Soares diz que o primeiro-ministro "passou um atestado de incompetência ao ministro João Galamba e ao funcionamento do seu gabinete" e que um dos dois mentiu.

“O Governo de Portugal está enredado num conjunto de mentiras, desmentidos, jogos de palavras que abalam o prestígio das instituições”, começou por acusar o deputado.

Para o PSD, “face às respostas hoje dadas pelo primeiro-ministro, das duas umas: ou o primeiro-ministro demite imediatamente o ministro João Galamba, a quem imputou ter mentido ao Parlamento numa comissão parlamentar de inquérito e ao país, ter sido incompetente e negligente para preservar documentos classificados, ou a única conclusão possível é que o senhor primeiro-ministro se demitiu do país, porque permite tudo sem retirar qualquer elação, conclusão ou responsabilidade”.

Hugo Soares relembrou que o ministro João Galamba disse na CPI que quem sugeriu que se acionasse os Serviços de Informação foi o secretário de Estado Mendonça Mendes. “Hoje, por escrito, o senhor primeiro-ministro nega que tenha sido o senhor secretário de Estado”, e “não é possível as duas coisas serem verdade”, argumentou.

“Uma das duas é uma mentira, e das duas uma: ou mentiu o ministro João Galamba, ou mentiu o senhor primeiro-ministro”.

O PSD considera, assim, que a mensagem que António Costa passa ao país é a de que se demite da sua responsabilidade de governar.

“Parece que o Governo tem interesse em prolongar esta novela. Sinceramente, dá a sensação de que o Governo não fala propositadamente com clareza e com verdade ao país. Porque enquanto esta novela prossegue, há uma vida real lá fora” e desta forma o executivo “distrai os portugueses”, considerou.

Questionado sobre se o PSD irá avançar com uma comissão parlamentar de inquérito ao SIS, Hugo Soares diz que o partido continua sem excluir nenhuma hipótese e que vai esperar por ouvir o secretário de Estado Mendonça Mendes na próxima terça-feira.
pub