Passos Coelho afirma que é preciso alterar condições dos contratos de crédito à habitação

O primeiro-ministro admitiu esta tarde que é necessário alterar as condições dos contratos de crédito à habitação para evitar o aumento dos ‘spreads’ quando é pedida autorização ao banco para arrendar a casa.

Sandra Henriques /
Num encontro com os Trabalhadores Sociais-Democratas, Pedro Passos Coelho afirmou que o Governo vai intervir no processo, depois de o vice-presidente do PSD e deputado Pedro Pinto o ter alertado para a situação que muitos portugueses vivem.

Por exemplo, um desempregado com um empréstimo de habitação tem uma oportunidade de trabalho longe do sítio onde mora e não consegue vender a casa. Tenta pedir uma autorização ao banco para poder arrendar aquela casa e ir viver para o local onde tem emprego.

“Se hoje o fizer, há bancos que aproveitam esta oportunidade para subir os ‘spreads’ dos juros. Acham que há uma modificação do contrato, paga mais. Não ajuda. Nós queremos que as pessoas se possam mover em direção às oportunidades e depois há barreiras que nos prendem, que não deixam”, observou.

PUB