Passos Coelho apresenta-se como primeiro candidato

Pedro Passos Coelho é o primeiro candidato assumido à liderança do PSD na próxima oportunidade em que o partido for a votos. Em entrevista à TVI o antigo líder da JSD anunciou a sua candidatura e ainda o desejo do PSD arrumar a casa o mais rapidamente possível.

RTP /

Está aberta a sucessão a Manuela Ferreira Leite na liderança do Partido Social Democrata. Pedro Passos Coelho foi o primeiro a avançar horas depois de Castro Almeida, um dos elementos da direcção do partido, ter anunciado publicamente que Ferreira Leite não será recandidata à liderança.

Em entrevista à televisão TVI, Passos Coelho considerou que Manuela Ferreira Leite está sem condições para se manter à frente do PSD terminado que está este ciclo de eleições.

"Quando houver eleições, com certeza que apresentarei a minha candidatura", começou por referir Passos Coelho acrescentando que a doutora Manuela Ferreira Leite não tem "condições para se manter como líder do PSD", mas desconhecendo se esta se manterá à frente do partido até Maio ou não.

"Se é até Maio ou não, isso é uma questão que respeita à doutora Manuela Ferreira Leite e à direcção nacional do PSD", referiu Passos Coelho.

Para reforçar o facto de dizer que Manuela Ferreira Leite já não tem condições para estar à frente do PSD, Pedro Passos Coelho considera mesmo que a líder nem já deveria estar na Assembleia da República à frente da bancada social-democrata quando se fizer a próxima discussão do Orçamento de Estado.

Para Passos Coelho "a avaliação da liderança de Ferreira Leite foi feita pelos portugueses nas legislativas, um teste que foi falhado", mas esclareceu que não tem "nenhuma pressa de realizar eleições no PSD" mas acrescentou que "seria muito mau e até bastante instável para o PSD" que se demorasse "demasiado tempo" até à realização de directas.

Outros dois assuntos foram abordados por Passos Coelho na entrevista à TVI.

O primeiro relacionado com Cavaco Silva que "tem sido um bom Presidente da República" mas o "caso das escutas" afectou a sua imagem: "Eu próprio confesso que ainda hoje não percebi bem o que se passou nesse particular, não percebi esse episódio".

O segundo tema foi a próxima apresentação do programa de Governo com Passos Coelho a defender que o PSD não deve apresentar uma moção de rejeição, afirmando que "as pessoas com certeza que esperam que o PS governe".

Tópicos
PUB