Política
Guerra no Médio Oriente
Paulo Rangel aponta em Nova Iorque apoio de Portugal à Palestina
"É fundamental dizer que Portugal tem dado passos que nunca foram dados antes", sublinhou o ministro português dos Negócios Estrangeiros em entrevista à RTP após a sua intervenção na sede da ONU, em Nova Iorque, onde decorreu a discussão sobre a solução dos dois Estados para a Palestina.
Foto: Dursun Aydemir - Anadolu via AFP
Exemplifica com o financiamento "só este ano em um milhão e trezentos mil euros para a agência dos refugiados palestinianos", e nos últimos anos "13 ou 14 milhões de euros", o que revela "um apoio sistemático".
Aponta igualmente os contactos com outros governos, como França e Reino Unido, e também com o primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana.
Sobre um reconhecimento por Portugal do Estado da Palestina na esteira da decisão do presidente francês, Emmanuel Macron, o chefe da diplomacia portuguesa aponta uma "decisão articulada com outros países" que poderão vir a tomar uma posição comum.
"Convergência de posições" é a expressão usada e que Paulo rangel aponta para a conferência de setembro na Assembleia geral da ONU.
O MNE português defendeu antes, perante a Assembleia Geral da ONU, não haver justificação para a fome na Faixa de Gaza.
Paulo Rangel participou na Conferência de Alto-Nível para a implementação da Solução dos Dois Estados, Israel e Palestina, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.