Última Hora
Siga ao minuto a guerra entre Israel e o Irão

Pedro Nuno Santos confiante com "loucura" no Porto: "Vamos ganhar"

por João Alexandre - Antena 1

Foto: João Alexandre - Antena 1

Na tradicional descida da Rua de Santa Catarina, no Porto, o PS conseguiu a mobilização desejada para a reta final da campanha e, mesmo com as sondagens a indicarem como difícil a vitória dos socialistas, Pedro Nuno Santos voltou a mostrar-se confiante.

"É uma loucura. O Partido Socialista vai ganhar estas eleições e o Porto está a demonstrar isso mesmo. Eu já estive aqui várias vezes, eu nunca vi isto. É um sinal de grande entusiasmo", disse o líder do PS aos jornalistas, durante uma arruada com direito a balões, confetes, gritos de "vitória", mas também a habitual confusão, perante o ar curioso de muitos turistas e comerciantes.

Ao secretário-geral socialista, e após um almoço-comício em Paços de Ferreira, onde estiveram cerca de mil pessoas, juntaram-se centenas de apoiantes, numa ação de campanha que, sublinha o candidato a primeiro-ministro, dá confiança ao PS para as eleições de domingo.

Questionado sobre se já esperava a mobilização conseguida, Pedro Nuno Santos confessou: "Não, desta maneira não, para dizer a verdade. Mas estou muito feliz e as pessoas estão felizes, estão entusiasmadas, estão alegres", e atirou: "Nós vamos ganhar estas eleições".
Mas, é também na reta final da campanha que o líder do PS pede aos portugueses reflexão sobre uma questão em que os socialistas têm insistido, sobretudo na última semana de campanha: "Se quem nos atirou para estas eleições porque se sentiu apertado merece ser reeleito? Eu acho que não e acho que os portugueses também acham que não", disse, numa referência ao primeiro-ministro e candidato da AD, Luís Montenegro.

E acrescentou: Os portugueses que não queriam estas eleições não vão premiar quem os atirou para elas e vamos ter uma mudança".

Ao lado do secretário-geral do PS, que no final da arruada, num palco montado para uma curta intervenção, voltou a apelar ao voto no PS, estiveram figuras do partido como o cabeça de lista pelo Porto, Fernando Araújo, Luísa Salgueiro, autarca socialista e presidente da Associação Nacional de Municípios, o ex-presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, ou ainda o eurodeputado Francisco Assis.
PUB