Pires de Lima defende que única alternativa à governação atual é saída do euro

por Sandra Henriques

Foto: Antena1

No Conselho Superior da Antena1 desta manhã, Pires de Lima afirma que a única alternativa viável à atual política do governo é a saída do euro. O dirigente do CDS-PP recorda que esta não foi uma alternativa discutida na sessão pública “Libertar Portugal da austeridade”, que juntou dirigentes do PS, PCP e Bloco de Esquerda na passada semana.

“A única alternativa que eu vejo é a saída do euro, mas não vi ninguém na Aula Magna propor essa medida essencial, porque essa é que poderia ser uma conclusão. A conclusão de que a moeda única está a fraturar a Europa, não funciona e é em si mesma um fator responsável pela crise económica, pela crise social, pelo desemprego que os países do sul da Europa estão a viver”, aponta.

Pires de Lima acrescenta que retiraram a Portugal “uma boa parte da soberania, dos instrumentos que tínhamos antes para combater este tipo de situações de ‘default’ financeiro, como aconteceu no passado”.

“Para além do caminho que estamos a traçar, essa é a única alternativa que vale a pena estudar e aprofundar”, argumenta o empresário, em declarações ao jornalista Luís Soares.


pub