O presidente da República acaba de convocar os partidos "na sequência da rejeição hoje, pela Assembleia da República, da moção de confiança ao Governo que determina a sua consequente demissão".
De acordo com uma nota no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa “decidiu convocar os Partidos Políticos com representação parlamentar para amanhã, quarta-feira, dia 12 de março”.
Foi ainda convocado o “Conselho de Estado, ao abrigo do artigo 145.º, alínea a) da Constituição, para se reunir depois de amanhã, quinta-feira, 13 de março, pelas 15h00, no Palácio de Belém”.
O presidente da República tomou estas decisões após o chumbo na Assembleia da República da moção de confiança do Governo que desceu esta terça-feira ao plenário.
Uma tarde de debate depois não foi suficiente para a coligação PSD-CDS/PP convencer a oposição a mudar o voto anunciado de um chumbo da moção de confiança, com os membros do Executivo Montenegro a acusarem, em particular o PS, de recusar consensos e de querer atirar a todo o custo o país para eleições.
A acusação foi desde logo devolvida pelos socialistas, com o líder Pedro Nuno Santos a acusar o chefe do Governo de se recusar a esclarecer os portugueses e deitar por terra qualquer capital de confiança que ainda tivesse.
A audição dos partidos segue este horário:
11h00 – Partido Social Democrata (PPD/PSD)
12h00 – Partido Socialista (PS)
13h00 – Chega (CH)
14h00 – Iniciativa Liberal (IL)
15h00 – Bloco de Esquerda (BE)
16h00 – Partido Comunista Português (PCP)
17h00 – Livre (L)
18h00 – CDS - Partido Popular (CDS-PP)
19h00 - Pessoas-Animais-Natureza (PAN)