Presidente da República condecorou Pedro Santana Lopes

O Presidente da República condecorou o antigo primeiro-ministro com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. Na cerimónia, Pedro Santana Lopes afirmou ter sido "uma honra" receber a distinção pelas mãos de Cavaco Silva.

RTP /
Momento em que o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes cumprimenta o Presidente da República, Cavaco Silva Andre Kosters, Lusa

"Cumpre-se aqui um acto de justiça em relação a portugueses que serviram o país nos mais altos cargos de Governo da República, da magistratura portuguesa e dos órgãos próprios da região autónoma dos Açores", disse Cavaco Silva.

O Presidente da República condecorou o antigo primeiro-ministro Santana Lopes com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. Foram ainda distinguidos o conselheiro Manuel Fernando dos Santos Serra, antigo Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, e Alberto Romão Madruga da Costa e Fernando Manuel Machado Menezes, antigos Presidentes da Assembleia Legislativa dos Açores, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.

Uma cerimónia, disse Cavaco Silva, que se destina a "distinguir quatro portugueses pelas altas funções públicas que desempenharam". "Cumpre, assim, o dever e a tradição de condecorar aqueles que desempenharam as altas e complexas funções de primeiro-ministro, de presidente do Supremo Tribunal Administrativo e de presidente da Assembleia Legislativa dos Açores", afirmou.

Santana Lopes partilhou condecoração com os elementos do Executivo que liderou

Na cerimónia que decorreu Palácio de Belém, o antigo primeiro-ministro sublinhou ter sido "uma honra" ter recebido a distinção das mãos de Cavaco Silva.

"Procurámos, como se diz no juramento de posse, cumprir com lealdade as funções que nos foram confiadas", disse Santana Lopes.

O antigo primeiro-ministro, que exerceu funções entre Julho de 2004 até ao final desse ano, expressou o "sentimento de partilha" da condecoração com os elementos que integraram o Executivo que liderou quando esteve em funções.

PUB