Presidente do parlamento português alerta para ameaças às democracias europeias
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, identificou hoje as "ameaças às democracias europeias" como "um dos maiores desafios" à União Europeia (UE), defendendo que a solução não se reduz a "segurança e defesa".
"As ameaças às democracias europeias, já amplamente diagnosticadas, são porventura um dos maiores desafios que se coloca ao futuro da construção europeia", afirmou o presidente do parlamento português, na abertura de uma sessão dedicada ao programa de trabalho da Comissão Europeia para este ano, com a presença da comissária europeia da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e Mercado de Capitais da União Europeia, Maria Luís Albuquerque.
A solução, argumentou, "não pode passar apenas por segurança e defesa; passa também, inevitavelmente, por mais participação, mais cidadania e mais informação".
"Temos de encontrar respostas para as dificuldades que enfrentam as democracias liberais, plurais, representativas, que são o alicerce das nossas sociedades baseadas no Estado de Direito e no respeito pelos direitos humanos", defendeu Aguiar-Branco, salientando que este é "um tema que convoca a todos".